30 de julho de 2015

Cronograma Capilar

Oi minha genteee! Tudo bem por aí?

Fiquei tão feliz que vocês gostaram do post sobre a resenha do umidificador. Confesso que estava bem receosa quanto a repercussão, pois esse é um tema novo aqui no blog e não sabia se vocês gostariam. Mas tô feliiiz que gostaram, então hoje vim falar sobre cronograma capilar que é o que venho fazendo no meu cabelo há um tempinho e tem dado muito certo.

O cronograma capilar é tipo uma sequência de tratamentos para o cabelo, onde você organiza todos os cuidados que terá com ele. São três tratamentos que todo cabelo precisa. O cronograma é responsável pela reposição da água, dos nutrientes e da massa do cabelo que você perde no dia a dia devido a diversos fatores externos, do ambiente, como poluição, exposição ao sol, etc.

O cronograma consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Você deve (a princípio) possuir uma máscara para cada uma dessas etapas.

  • Hidratação
A hidratação é a responsável por repor a água do seu cabelo. Você deve focar na hidratação principalmente se seu cabelo estiver ressecado, áspero, sem brilho. As máscaras de hidratação são as que possuem extratos de plantas, ceramidas, pantenol (ou d'pantenol), frutas, bambu, aloe vera, vegetais em geral. Você também pode usar glicerina, mel, silicones ou maisena, misturados a máscara.

 
 
 

  • Nutrição
A nutrição é responsável por repor os nutrientes do seu cabelo. Você vai focar na nutrição se seu cabelo estiver poroso,  com muito volume (e isso te desagrade), frizz ou indefinido. As máscaras de nutrição são as que possuem óleos (argan, ojon, coco, etc), manteigas, tutano, gérmen de trigo. 

  


  • Reconstrução
A reconstrução é responsável por repor a massa do seu cabelo. Você fará duas reconstruções ao mês caso seu cabelo tenha passado por processo químico e esteja bastante danificado e quebradiço. Se ele estiver saudável, uma reconstrução mensal é suficiente. As máscaras de reconstrução são as que possuem queratina, creatina, colágeno, arginina.

Existem várias tabelas de cronogramas capilares, aqui vai um exemplo:

Fonte: Google

Essas semanas fazem referência a um mês, que possui quatro semanas. A cada semana você vai fazer três tratamentos, intercalando os dias. Por exemplo: se você tem cabelos saudáveis, a sequência pra você é hidratação, hidratação e nutrição, beleza? Então na primeira semana do cronograma você vai fazer esses três tratamentos, podendo ser a primeira hidratação na segunda-feira, a segunda hidratação na terça-feira e a nutrição na sexta-feira. Ou a primeira hidratação na terça-feira, a segunda hidratação na quinta-feira e a nutrição no sábado, deu pra entender? Você faz de acordo com sua disponibilidade de tempo, mas não pode deixar de fazer nenhum tratamento. 
O importante é você ver a necessidade do seu cabelo e a partir daí fazer com mais frequência a etapa que ele mais precisa. Você faz hidratação por exemplo e vê que obteve melhores resultados do que a nutrição, então, você adaptará seu cronograma para fazer mais hidratações do que nutrições e vice-versa. Ficou claro?
Sou dessas que às vezes acha que tá explicando, mas na verdade tá confundindo a cabeça de todo mundo! kkkkk Então não reparem, se tiverem alguma dúvida, me mandem que vou responder.
Pretendo fazer outro post ainda sobre cronograma pra esclarecer outras coisas, porque é muita informação pra passar de uma vez kkk
OBS: Se você vai comprar as máscaras ou já tem algumas em casa e quer saber de qual etapa ela é, é muito importante que você leia os rótulos. Leia toda a composição da máscara e verifique aqui a que cada componente pertence, porque só assim você vai poder diferenciar.
OBS2: As máscaras que usei para exemplificar são as que estou usando no meu cabelo no momento, mas você pode usar a que preferir.
Meu cabelo era queimado do sol, poroso e sem brilho e depois do cronograma, meu cabelo está muito mais saudável, controlado, definido, brilhoso e estou amando fazer o cronograma. Então queria compartilhar com vocês, porque é algo que dá muito certo mesmo!

Também vale ressaltar que cronograma não é milagre! Você deve ter uma rotina de cuidados com o seu cabelo que lhe trarão resultados a longo prazo. É uma rotina que vale muuuito a pena!
Agora foto do meu cabelinho com um mês de cronograma <3 rsrs
Um beijo, fiquem com Deus! ;*

6 comentários:

  1. Oii tudo bem? Rsrsrs bom depois de quase um ano sumida eu volteiii rsrsrs !!!!
    Eu preciso começar a hidratar meu cabelo também amoo meu cachos mais tenho um serio problema em domar eles rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica!

    O cronograma capilar é um ótimo aliado para nós cacheadas...hehe

    Beijo linda!
    http://casarsemdesleixar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga ta com a casa cheia de novex em kkk
    adoro rsrs
    eu ja fiz e da super certo
    tenho que voltar a fazer pra dar um jeito nessa minha juba
    bjos
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Thayyyy...
    Tempos que não visitava a blogsfera rsrs e voltei logo vendo seu blog, acho que é um aviso que eu preciso tratar melhor minha juba kkkkkkkk
    Desses produtos que vc citou o único que tenho é o da novex, que de vez em quando faço uma hidratação com ele...
    Vou ver se acho esses produtos que indicou, to tentando voltar a ser cacheada..
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Eita que escrevi um texto enorme kkkkkk e então não sei o que houve e apagou tudo kkkkkk eu não sei se vc me conhece mais te conheço desde a época que você ainda estava pra casar eu te acompanha e ficava sempre esperando um post novo essrras não me esqueço de uma vez que seu marido escreveu algo em algum lugar da casa novo não sei se era no box eu achei lindo rarsrrsraa mais tudo bem rarraraa

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que dicas perfeitassssssss!!!!!!! Vou preparar meu arsenal e lá vou eu cuidar dos cachos! Menina tô passada de tão feliz com esse teu post! Beijinhossssssss

    ResponderExcluir